Programa de Compliance para Cooperativas (PCCOOP)


O que é Compliance?

A expressão Compliance tem origem na língua inglesa "to comply" e remete ao significado de agir de acordo com um comando ou regra. 

Compliance significa agir de acordo com uma regra, uma instrução interna ou externa, um comando ou um pedido, caracterizando-se pelo conjunto de ações e condutas destinadas a fazer cumprir as normas legais e regulamentares, bem como as políticas e diretrizes estabelecidas.

Executando o programa de Compliance nas cooperativas, proporcionará a implantação proativa de mecanismos que garantem que os cooperados juntamente com os colaboradores executem suas atividades e ações de forma confiável, incorruptível  e íntegra.   


Necessidade de aplicar o PCCOOP:

O empreendimento cooperativo  está aumentando substancialmente no mundo, devido a uma ideologia de cooperação, ajuda mútua, democracia, igualdade e solidariedade. O Cooperativismo é uma das soluções viáveis para os problemas  economicos e sociais que nosso país esta enfrentando. 

As cooperativas ampliaram consideravelmente sua atuação no mercado em geral, e com isso, aumentou a complexidade de suas atividades. Tendo que enfrentar um ambiente regulatório em constante mudaças e cada vez mais complicado. Além disso, casos recentes de corrupção assolam as relações entre empresas e as instituições públicas, obrigando que toda sociedade cobre das empresas  integridade em seus negócios.

Além de observar a legislação vigente, a cooperativa precisa ter um eficiente controle interno, e estar atenta para os riscos operacionais.

É preciso uma reforma na estrutura organizacional das cooperativas, considerando as mais variadas áreas (jurídico, recursos humanos, gestão, relações instuticionais, mercadologica, etc) de operação estabelecidas em conformidade com as regras a elas admissíveis de modo a garantir sua integridade e resiliência.

Portanto, aplicar o Programa de Compliance na cooperativa, trata-se em fortalecer as estruturas organizacionais internas, políticas, sistemas de controle, monitoramento das atividades, auditorias, além de processos de comunicação e treinamentos, que sejam proporcionais e razoáveis aos riscos a que cada cooperativa dentro de seu ramo de negócio se expõe em função de suas particularidades, visando garantir a sua aderência às regras aplicáveis aos seus negócios e atividades, bem como aos seus princípios e valores. 



    

 


Hilton Santos Consultoria Especializada em Cooperativas 
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora